10 Exemplos de Orúko de Filhos de Èsù

Orúko – nome em Yorùbá – é a expressão que traz muita força, uma verdadeira história de vida de quem o recebe e traz com orgulho. Claro que essa é a característica dos nomes na Nigéria e também dos iniciados ao Culto de Ifá por exemplo, que tem seus nomes ligados ao signo de iniciação e família a que pertence.

No Candomblé por vezes isso não é bem verdade. Algumas casas ensinam o total segredo do nome, que não pode ser revelado, com o perigo de que com este dado poderá se fazer mal ao dono do nome. Um outro problema constante também é o fato de muitos iniciados não ter o significado do seu nome revelado sem antes completar 7 anos.

 

 

Recebo constantes e-mails com diversas reclamações como: o zelador não revela o que significa o nome; o ìyáwo só recebe o significado após os 7 anos; o nome dado não encontra significado quando se tenta traduzir e por ai vai.

Lembro bem de uma certa feita que recebi um e-mail de um rapaz que o zelador havia falecido, mas não havia deixado o significado deu seu Orúko. Iniciado ao Òrìsà Oya, ele buscou ajuda com seu avô de santo que lhe passou um significado totalmente absurdo perto da palavra em Yorùbá.

Dizia ele que o nome dele em Português seria: A borboleta dourada que sobrevoa a floresta de Oya! Mas o nome (Com autorização do rapaz estarei escrevendo) era: Oya Lábalábaigbo!

Uma tradução simples e temos: Oya A borboleta da floresta!

Por estas e outras que gostaria de trazer 10 nomes de iniciados ao Òrìsà Èsù. Esses são Orúko públicos, não há Awo com esses nomes. Servem para que possamos ter noção de alguns nomes de quem é iniciado a este Òrìsà ou que tenha algo relacionado ao Òrìsà por nascimento e etc.

 

Como Nascem Os Nomes Na Nigéria

Mas antes, preciso explicar uma coisa muito importante para que não pensem ser esta postagem imoral ou algo do tipo. Volto a dizer: nome é um aspecto cultural na Nigéria. Mesmo muçulmanos e alguns cristãos recebem nomes em Yorùbá – Orúko.

Mas como nascem esses nomes? Todos são ligados aos Òrìsà? Essa dúvida é comum, pois quando digo que mesmo um muçulmano recebe um nome em Yorùbá a pessoa pensa que ele foi iniciado ao Òrìsà. Isso acontece ao fato de no Brasil pensarmos em Orúko somente como sendo aquele que o Ìyáwo grita na saída. Ledo engano!

Orúko é nome, simplesmente isso. Uva é o orúko de uma fruta. Gato é o orúko de um animal e assim por diante.

Na Nigéria os nomes nascem de acordo com as circunstâncias de nascimento, de acordo com eventos que estejam ocorrendo ou até mesmo o que aconteceu com os pais durante ou antes da gravidez. Gêmeos recebem nomes especiais, crianças que nascem quase mortas, sem sinais vitais recebem nomes especiais; filhos de nobres recebem nomes especiais.

Os nomes servem justamente para poder identificar a história, a origem da pessoa e são em quase todos os casos motivo de orgulho de se carregar, não sendo escondidos.

Bem, não irei me alongar acerca deste assunto, o post ficaria muito longo. No entanto ao lado tem um curso, lançamento, que ensina mais sobre Orúko – Nomes Sagrados dos Òrìsà. Clique no botão ao lado e conheça mais sobre o assunto!

 

10 Nomes de Iniciados* ao Òrìsà Èsù

*Não são exatamente exclusivo de quem é iniciado a este Òrìsà. Muitos nomes nascem por vezes pelo simples fato de a criança ter nascido durante um festival a este Òrìsà ou qualquer coisa que ligue a este fato. Pode até mesmo ser pelo fato de os pais serem cultuarem Èsù e durante a gravidez ter recorrido a ele nos momentos mais tensos.

  • Èsùlopé – Èsù é motivo de gratidão;
  • Èsúgbàyi – Èsù salvou esta pessoa;
  • Èsùsiná – Èsù abriu os caminhos;
  • Èsúsuyí – Èsù produz dignidade;
  • Èsùríndé – Èsù andou aqui (Esteve presente aqui.);
  • Èsùkúnlé – Èsù preenche a casa;
  • Èsùdélé – Èsù retornou para casa (esta casa);
  • Èsùfémi – Èsù me ama;
  • Èsùgbèmi – Èsù me beneficiou;
  • Èsùbíyìí – Èsù trouxe essa quarta criança. Essa criança (Nascimento) é de Èsù.

 

Esses simples nomes não nascem apenas por serem bonitos ou fáceis de se pronunciar. Cada um traz uma história que reflete bem o motivo, circunstâncias e até mesmo livramentos que cada nascimento teve.

Os nomes em Yorùbá – nos aspecto Nigéria – são verdadeiras histórias que quem os recebem carregam com orgulho e sem motivos de esconderem.

Quer aprender mais sobre nomes em Yorùbá?

Conheça o Curso Orúko – Nomes Sagrados dos Òrìsà.

Este curso visa ensinar como o uso correto do idioma Yorùbá pode ser usado para criar Orúko que reflete o momento que o Ìyáwo se inicia. Você aprenderá a traduzir nomes, compor nomes com fundamentos corretos do idioma.

O curso é feito através de vídeo aulas, apostila em PDF e ao final recebe um certificado de conclusão. Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre esse lançamento da Educa Yoruba. Dúvidas: contato@educayoruba.com

 

 

 

Comments
  1. Divino Carlos Sodré

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Exemplos de Orúko de Filhos de Èsù

Orúko - nome em Yorùbá - é a expressão que traz muita força, uma verdadeira história de vida de quem o recebe e traz com orgulho. Claro que essa é a característica dos nomes na Nigéria e também dos iniciados ao Culto de Ifá por exemplo, que tem seus nomes ligados ao signo de iniciação e família a que pertence. No Candomblé por vezes isso não é bem verdade. Algumas casas ensinam o