Como Dizer Feliz Dia dos Pais em Yorùbá?

Mo júbà

Segundo domingo do mês de agosto é uma data muito importante para os pais. É o dia deles, Dia dos Pais, uma data com grande influência comercial, mas que já habita o coração da maioria.

Nossos leitores são do Candomblé e Umbanda, em sua maioria, todos possuem seus pais carnais e também os pais de santo, Bàbálórìṣà, zelador de òrìà e esses, pela dedicação ao ìyáwo, que são omo òrìṣà, iniciados ao òrìṣà, também merecem ser felicitados.

Nesta postagem iremos aprender como felicitá-los no domingo, dia deles. Aprenda e o surpreenda da maneira correta.

Como Dizer Feliz Dia dos Pais em Yorùbá?

No curso de idioma Yorùbá, comigo professor Vander, sempre explico a formação das saudações do idioma. Querendo conhecer mais de nossos cursos, basta clicar aqui. Funciona assim:

é um prefixo que se utiliza quando queremos saudar alguém, como um “feliz”, “boa”, “bom”. Não obstante, também é utilizado em pedido de pêsames. Por exemplo:

  • Ẹ kú àárọ̀ = Bom Dia;
  • Ẹ kú ọdún títùn = feliz ano novo;
  • kú alẹ̀ = boa noite;
  • Àfẹ́kú = meus pêsames.

Então é esse prefixo que iremos em nossa saudação ao dia dos pais. Depois temos a palavra dia dos pais.

Dia = Ọjọ́
Pais = àwọn bàbá

Todavia podemos subtrair o formador de plural – àwọn – usando apenas bàbá que indica pai.

Kú Ọjọ́ Bàbá

Essa expressão significa literalmente feliz dia do pai. Mas podemos usar uma outra construção. Não estranhe, o idioma possui a capacidade de criar múltiplas formas para expressar uma mesma coisa.


Ẹ Kú Ọdún Bàbá

Ọdún é uma palavra com vários significados, um deles é comemoração, festividade e onde podemos inserir dentro da ideia de Feliz Dia dos Pais, festividade dos pais.

Então é isso. Querendo aprender mais sobre o idioma dos àwon òrìsà pode nossa loja virtual onde temos diversos cursos. Clique na Imagem Abaixo!!

Comments
  1. Kelly Cristina da Silva
  2. Kelly Cristina da Silva
  3. Kelly Cristina da Silva

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *