Gèlé (Pano de Cabeça): A Coroa da Mulher Negra! (II)

Amarrando Um Pano de Cabeça No Candomblé e Na Umbanda.

Mo júbà…

Novamente aqui estamos para falar sobre o Gèlé, conhecido como pano de cabeça no Candomblé, ou até mesmo, Òjà.  No meu outro post, conhecemos um pouco dele e sua importância na vida da mulher nigeriana e também em outros lugares da África.

Acredite, o assunto é longo. Caso não tenha lido, clique aqui e leia a matéria pra poder acompanhar esta! Os candomblecistas adoraram rs.

 

Como havia dito, estarei postando hoje como se amarra um Gèlé. Devido a cultura inglesa que em épocas anteriores dominou a Nigéria, o termo lá é pronunciado: gay-lay.

Antes, gostaria de fazer uma adendo ao assunto: Foi-me indagado sobre fotos de homens que usavam pano de cabeça. Em tempos antigos, escravos homens usavam pano de cabeça simplesmente para carregar peso. Este pano era símbolo da escravidão.

Porém, devemos lembrar que aqui falo do pano de cabeça no que tange a Nigéria, pois em outras culturas, existem panos de cabeça, mas para proteção contra o Sol, principalmente em zonas desérticas e muito áridas.

 

Para as mulheres, o caso é mais fashion mesmo. Dificilmente tem essa relação tão grande religiosa. Exemplo disso é que muitas mulheres evangélicas, católicas e algumas muçulmanas usam Gèlé. Fato interessante é que aqui temos salões de beleza né? Lá há salões para amarrar Gèlé, com preço de amarra beeeem altos. São profissionais requisitados e verdadeiros artistas!

 

Agora um extra!!! Passo a passo com fotos de Como Amarra Seu Pano de Cabeça e Mandar Bem num “Blé”!!

 

 

As imagens abaixo são auto-explicativas. Encorajo vocês a praticar e praticar ( A prática leva a perfeição ), não desista! Essa é uma amarração tradicional Yorùbá, talvez em seu barracão não se amarre assim. Vamos respeitar as diferenças.

Passo 1. Dobre o Gele em 2 partes iguais (Aqui é usado metade do pano ):candomblé_orixa_2

 

Passo 2. Enrole em torno de sua cabeça, a partir da testa:candomblé_orixa_3
Passo 3.Sobreponha o Gele na parte de trás do seu pescoço e puxe a frente:candomblé_orixa_4

 

Passo 4. Traga a mão do Gele pra frente e pare no meio de sua testa:candomblé_orixa_5

 

Passo 5. Faça algumas dobras:candomblé_orixa_6
Passo 6. Pegue a dobra na parte traseira:candomblé_orixa_7
Passo 7 mudar de mãos para ajudar a criar asas:candomblé_orixa_8

 

Passo 8. Dobre ao meio no pescoço , onde o outro lado está:candomblé_orixa_9

 

Passo 9 Certifique-se de que você fez um aperto firme:candomblé_orixa_10

 

Passo 10. Certifique-se de ambas as bordas estão agarradas firmemente:candomblé_orixa_11
Passo 11 Em seguida, amarre apertado ( duas vezes se necessário):candomblé_orixa_12

 

Prontinho… agora só encarar o Sìrè rsrs

 

O que achou? Um ideia: Por que as mulheres brasileiras não fazem uns tutoriais assim… vamos lá gente rs.  Teria uma enorme satisfação de divulgar aqui rs.Grande abraço.

 

Comentem, curtam… O dábò!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gèlé (Pano de Cabeça): A Coroa da Mulher Negra! (II)

Amarrando Um Pano de Cabeça No Candomblé e Na Umbanda. Mo júbà… Novamente aqui estamos para falar sobre o Gèlé, conhecido como pano de cabeça no Candomblé, ou até mesmo, Òjà.  No meu outro post, conhecemos um pouco dele e sua importância na vida da mulher nigeriana e também em outros lugares da África. Acredite, o assunto é longo. Caso não tenha lido, clique aqui e leia a mat