[Grátis]Aula de Yorùbá para Candomblé – Aula #1

curso_de_iorubá_banner_2

 

Aula de Yorùbá Para Candomblé #1

Nesta série de posts irei explorar algumas palavras usadas dentro do Candomblé e suas devidas correções. Importante salientar que hoje, com as crescentes mídias sociais e a religião cada vez mais presente nelas, o uso correto dos termos nos fortifica enquanto religião e nos dá maior autoridade de conhecimento de causa.

No Candomblé Ketu principalmente, se faz muito uso de algumas expressões que são escritas a torto e a direito. Vamos dar uma olhada em algumas. Lembrando que essa faz parte de algumas das lições que há meus Cursos de Yorùbá on line. Cada aula, cada post uma palavra para refletirmos e aprendermos mais. Caso for compartilhar, não esqueça de informar a fonte, por favor.


Curso de Yoruba para Candomblé

Faça Um Curso de Yorùbá Sem Sair de Sua Casa!!

cliqueaqui


Abo/ àgbo/ àgbò

Comumente toda casa em dia de função, principalmente, tem o seu grande “porrão” com água e ervas específicas maceradas, por vezes alguns outros elementos que tem sua serventia específica(Awo). Aqui no Brasil em nosso Candomblé essa mistura de ervas ganhou o nome de água de abô ou simplesmente abô. Mas muito cuidado!

Abo = prefixo designador de gênero feminino, também pejorativamente o modo de chamar vagina!

Mas àgbo é òògùn, é remédio, é medicina. Um Bàbáláwo com perfeita formação é conhecedor de muitas ervas e está apto a prescrever àgbo, que por vezes pode ser bebido, por vezes pode ser tomado o banho dessas ervas e raízes e até mesmo posto em cima de feridas. Quando tomamos o famoso chá de Boldo, nada mais é que um àgbo. Saião com leite, nada mais é que àgbo. Essa “revelação” por assim dizer me veio de um nigeriano quando estudava o idioma.

Claro que dentro das liturgias há àgbo que devem ter um òfò ativador(caso queira saber sobre Òfò, veja neste post), isso sem sombra de dúvidas, até porque há àgbo para casos de bruxaria ou enfeitiçamento…


curso_de_iorubá_banner


Àgbò é carneiro!

O correto é tomarmos banho de àgbo e não de abô, até pela inexistência do acento circunflexo no idioma Yorùbá! Então veremos abaixo as possíveis palavras usadas e seus verdadeiros significados, tirem suas próprias conclusões:

  • Ààbò =  Abrigo, refúgio, escudo, toca, proteção;
  • Ààbò(Som aberto devido o acento diferencial embaixo)= Meio, metade;
  • Abo =Fêmea. Pej. de Vagina. Exemplo: Abo Pépéye/ Pata – Abo màlúù/ vaca;
  • Abò= Retorno, a volta, a vinda… a chegada;
  • Àgbo = Infusão feita com ervas e usada em banhos nas iniciações. Infusão usada para curar e/ou prevenir doenças e enfermidades.
  • Àgbò = Carneiro.

 

Conclusão:

Ou seja, acentuações são importantes para que possamos escrever da melhor forma possível. E claro, influencia na pronúncia correta também, mas no final sempre dá um caráter de mais seriedade a nossa religião quando sabemos sobre e como escrevemos as coisas. Chato escrevermos algo e vir uma pessoa quem nem dá religião, mas entendida do idioma e corrigi-la… e eu já vi isso acontecer!


Lembre-se: Dúvidas nas acentuações e entonações?

Clique Aqui e Baixe Sua Apostila Gratuita e Com Áudios!!

 


 

Comments
  1. Dudu de Ògún je ajá
    • Vander
    • Kaike
  2. Lenilson Reis
    • Vander
  3. Vanessa
  4. Vanessa
  5. Carlos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[Grátis]Aula de Yorùbá para Candomblé – Aula #1

  Aula de Yorùbá Para Candomblé #1 Nesta série de posts irei explorar algumas palavras usadas dentro do Candomblé e suas devidas correções. Importante salientar que hoje, com as crescentes mídias sociais e a religião cada vez mais presente nelas, o uso correto dos termos nos fortifica enquanto religião e nos dá maior autoridade de conhecimento de causa. No Candomblé Ketu principal