logo-land-page
CONHEÇA NOSSAS REDES SOCIAIS:



Como Xangô Pode Perder a Coroa Para uma Òrìsà!

Talvez vocês pense que não tenha necessidade de usar um Dicionário Iorubá ou Dicionário Yorùbá Português, mas você sabia que conhecimento básico do idioma do Candomblé e um pouco de curiosidade você pode evitar que Sàngó ou Xangô perca a coroa?

Calma, vou lhe explicar melhor!

Vou lhe explicar nessa postagem a importância de se ter um conhecimento básico de idioma Yorùbá. Talvez você nem precise fazer um curso de ioruba ou Yorùbá (Por que o uso das duas grafias? Pois ambas estão corretas, depende se está escrevendo em Português ou Yorùbá).
Orixá - Xango

Sàngó Perde a Coroa Para Uma Òrìsà

Xangô é um poderoso orixá que sempre nos remete à lembrança de soberania, de liderança e de realeza. Xangô/ Sàngó é rei. Fato isso, ele foi o soberano de Oyo.

No idioma Yorùbá o termo para definir rei é oba. Simples assim, sem rodeios. Também de fácil pronúncia. A pronuncia é ÓBA, o primeiro O é aberto, pois a pontuação embaixo, ponto diacrítico, abre a vogal.

Esse conhecimento básico de idioma Yorùbá você pode aprender em nosso curso gratuito - Clique no Botão Abaixo.

Mas você deve estar se perguntando: Tudo bem professor, mas como que ele pode perder a coroa para uma Òrìsà?
Xangô tinha 3 esposas: Oxum, Oyá e ...

Obà a terceira esposa de Sàngó

Obà é uma Òrìsà guerreira, uma das esposas de Sàngó e que ludibriada por Òsun, cortou uma de suas orelhas para poder ofertar ao seu amado marido.

Isso na verdade causou uma grande confusão que muitos do Candomblé conhecem. Essa é umas das centenas de lendas dos Orixás.

Mas talvez não tenha atentado a como escrevi o nome dela ou talvez tenha estranhado pois você deve escrever e ler de outra forma.

orixa-obà-curso-de-yoruba

Não é Lóba ou Yóba ou Obá ou Yaóba

Quando comecei a conhecer o Candomblé, a Òrìsà que mais vi as pessoas debatendo nome foi Obà. Vi até zeladores dando soco na mesa dizendo que era LÓBA (Isso mesmo, ele gritou).

Mas estudando o idioma Yorùbá nesses 10 anos nenhuma dúvida resta: Não é Lóba ou Yóba, etc... o correto é Obà. Há uma sutil diferença nas palavras.


  • OBa = Rei
  • Obà = Òrìsà esposa de Sàngó
Note que a diferença está somente na acentuação que nos indica a entonação. O À no final tem uma entonação mais baixa, simples assim e claro, acredite, claro como água – Omi.

Ai, aquelas pessoas que acham que é perca de tempo aprender o idioma do Candomblé piram. Pois é, um simples acento muda a forma como se pronuncia e também pode retirar a coroa de um Rei – Xangô! Pois muda o significado da palavra.

Apenas para reforças: Obá não é rei. Obà não é rei. Apenas Oba é rei. Qualquer outra palavra estará tirando a coroa de um rei.

E mais, Oba é um título que outros Òrìsà podem ter. exemplo: Ògún sendo rei de uma terra é o Oba daquela terra. Assim como Èsù e sucessivamente.




Aprenda Yorùbá – É importante

Sim, acredite. Cada dia mais é importante o aprendizado deste lindo e poderoso idioma.

Eu ainda me pergunto como tantos zeladores e zeladoras colocam nomes em seus filhos/ Ìyáwò sem saber o básico do idioma.

Para minimizar os estragos, basta um dicionário de Yorubá e algumas explicações (como o fato de não existir as letras C, Q, V, X e Z no idioma) e já temos um grande ganho.

Nossa religião precisa de uma maior representatividade cultural e não só de casas cheias.

Se quiser aprender mais sobre o idioma do Candomblé, o idioma dos Orixás eu tenho um Dicionário Yorùbá Português com vídeo aulas de Yorùbá básico.

Se tiver interesse, basta clicar na imagem abaixo e conhecer mais desse lindo idioma que tanto encanta nas rodas de candomblé quando bem cantado, entoado.

Bem, eu fico por aqui e espero que tenha gostado.

O dábò

Olùkó Vander

Copyright 2018 - Educa Yoruba - Todos os Direitos Reservados