Por que Oba de Lagos ‘desprezou’ Ooni de Ife?? – Fato chocou a Nigéria!!

Rei em Menor Hierarquia Despreza Rei dos Reis da Nigéria.

 

O profundo respeito pelos líderes é um dos  pilares da cultura do povo Yorùbá, um dos maiores grupos étnicos da Nigéria.

Mas em um evento público recente, um líder Yorùbá, conhecido como Oba de Lagos, Rilwan Akiolu, 74 anos, recusou-se a cumprimentar adequadamente o Ooni de Ife, Adeyeye Ogunwusi 42 anos de idade.

Quando o Ooni se inclinou para cumprimentar o Oba apertando a mão, o que ele obteve foi uma recusa desdenhosa e o que parecia um carranca de desdém. Demostrando desrespeito a hierarquia maior de Ooni.

É bastante inadequado que os líderes tradicionais se rejeitem em público. E para um líder menor, como o Oba, rejeitar o Ooni de Ife, o chefe espiritual de todos os Yorùbá – povo yorùbá, é uma ofensa ainda mais grave.

 

 

Embora existam várias interpretações de historiadores e estudiosos sobre as origens do povo Yorùbá – Isso abordamos em nosso Curso de Yorùbá – , o Ooni de Ife é amplamente reconhecido como o líder geral e é conhecido como o “rei dos reis” para o povo Yorùbá.

O Oba – que reina a 50 anos absoluto – é visto como um governante menor, embora seja mais velho em idade.

Ainda não está claro o que aborreceu a Oba de Lagos. Mas há especulações que podem se relacionar com uma rixa  que remonta ao longo de um século. Uma longa rivalidade existia entre os dois tronos mesmo antes da era colonial.

Os antepassados ​​da Oba de Lagos eram leais ao poderoso reino de Benim, uma área ao sudeste de Lagos em vez de Ooni ao nordeste. Mas na independência, o país foi dividido em diferentes zonas políticas. Lagos passou  aproximadamente a ser a mesma zona pertencente ao Ooni de Ife.

 

 

Tradições Antigas Afrontadas?

Como ensinamos em nossos cursos de Yorùbá, na Nigéria, os cumprimentos são muito importantes – da rua até às salas de reuniões, como você diz: – oi-,  diz muito sobre você. Então, quando o vídeo da saudação desdenhosa surgiu, a mídia social nigeriana ficou atordoada.

Mas, como muitas pessoas têm apontado, os ritos tradicionais das culturas antigas da Nigéria são complicados. E como há relativamente pouca história preservada por escrito, as linhas podem ser borradas (Isso acontece no Brasil com o Candomblé e suas trocentas regras inventadas a cada dia).

O sentimento geral nas mídias sociais parece ser de que o Oba de Lagos mostrou desrespeito não apenas para o Ooni de Ife, mas para a cultura Yorùbá como um todo.

 

Não é a Primeira Polêmica do Oba.

Na véspera das eleições nacionais de 2015, um vídeo surgiu na internet em que ele ameaçava os igbos étnicos vivendo em Lagos que se não votassem por seu candidato, “seriam jogados na lagoa “.

Enquanto alguns pensam no desrespeito a cultura, outros sugeriram que a diferença de idade entre o mais novo e mais velho é uma antiga regra tradicional o que pode ter ocasionado o ocorrido. No entanto, ele tem um significado mais profundo.

O comportamento do Oba mina a instituição real do povo Yorùbá!“, diz o estudioso Yoruba Kola Tubosun.

Ele diz que esse tipo de gesto mostra que as instituições tradicionais precisam de reformas profundas.

“Ele envia um sinal errado – que as normas, valores e cultura dos Yorùbá estão sendo considerados como garantidos”.

 

Um Sinal ao Candomblé

 

Muitos do Candomblé não conhecem a origem do respeito a hierarquia, apenas sabem que existem pessoas dentro do barracão que merecem mais respeito(às vezes temor, infelizmente). Mas tudo tem um aspecto histórico que remonta ao povo Yorùbá.

Sim, em algumas casas, o zelador ou zeladora quase que ostentam uma postura de monarcas perante os seus iniciados. Tendo casas que se quer o Ìyáwo pode dirigir a palavra diretamente ao pai ou mãe de santo.

Mas parece que até mesmo por lá – na Nigéria – tem havido alguns contra tempos em manter tradições. É quando devemos pensar, aqui no Brasil, na união de grandes líderes da religião e criar um código de conduta para que tenhamos uma tradição mais bem fundamentada, onde possamos recorrer.

 

Mas o que é o Ooni de Ifé? Entenda!

  • O Ooni do reino de Ife está no estado atual de Osun no sudoeste da Nigéria;
  • O monarca deve ser um descendente direto de Oduduwa, que é um deus yoruba – patrono do povo Yorùbá;
  • A prática de enterrar alguém vivo com um rei que morre foi abolida há muito tempo.

 

O que você acha? Deixe sua opinião. Participe!!!

 

O dábò

 

Fonte: www.bbc.com/world-africa

 

 

 

Comments
  1. Camilo L da Costa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por que Oba de Lagos \'desprezou\' Ooni de Ife?? - Fato chocou a Nigéria!!

Rei em Menor Hierarquia Despreza Rei dos Reis da Nigéria.   O profundo respeito pelos líderes é um dos  pilares da cultura do povo Yorùbá, um dos maiores grupos étnicos da Nigéria. Mas em um evento público recente, um líder Yorùbá, conhecido como Oba de Lagos, Rilwan Akiolu, 74 anos, recusou-se a cumprimentar adequadamente o Ooni de Ife, Adeyeye Ogunwusi 42 anos de idade. Quando o