Apostila de Yorùbá PDF Gratuita – Aprenda o Idioma do Candomblé

Aprenda Como Usar Corretamente o Yorùbá no Candomblé !

 

Um Curso de Yorùbá é sempre bem vindo para pais de santos, mães de santos do Candomblé e principalmente para os filhos de santo (Ìyáwo ou Abíyán). Isso por que os Orixás(Àwon Òrìsà) no Candomblé, na Umbanda e também no Culto a Ifá, tem seus nomes e saudações nesse idioma. A maioria dos nomes das comidas de santo e utensílios dentro do barracão também possui seus nomes em Yorùbá! As cantigas e orações nem se fala. Isso tudo se deve a fatores históricos, fatos históricos.

Mas hoje em dia, uma pequena parcela ainda reluta quanto ao ensino ou aprendizado do idioma. Insistem na ideia que ele deve e é aprendido dentro do barracão, no dia a dia, na lida com o santo. Quisera fosse essa a realidade, mas sabemos que não é assim. Não se aprende o idioma dos orixás (àwon òrìsà) em cantigas de candomblé, em rezas para o santo.

Alguns raros barracões mantém uma rotina de ensino do idioma, principalmente os da Bahia que preserva seus laços históricos com os fundadores.

 

 

Na grande maioria das vezes, a pessoa apenas repete o que o pai de santo, mãe de santo, ogã ou ekeji mandam, não importando se está certo ou não. Mas e se estiver errado o que estiver cantando, já que não possui uma letra para acompanhar? Bem, nesse caso, o filho de santo aprende errado e leva assim adiante o erro que aprendeu para os mais novos… torna-se um ciclo vicioso de erros.

Sabe-se que o idioma é de tradição oral, mas também sabe-se que o fenômeno telefone sem fio, muitas informações fonéticas e vocabular se perde. Uma coisa á a tradição oral em terras yorubanas onde seu dia a dia 24 horas por dia, sete dias por semana é o idioma Yorùbá; outra é você passar algumas horas ou dias no barracão e o restante no mundo, ouvindo, lendo e falando em Português.

 

Curso de Yorùbá no Rio de Janeiro

Há sim alguns Cursos de Yorùbá pelo Rio de Janeiro. Na Uerj chegou a ter algumas turmas com professores nativos e também com alguns brasileiros, eram cursos livres. Cheguei achar cursos de Yorùbá também em outras regiões, mas confesso que alguns me deixaram com o pé atrás.

Há uma diferença entre Yorùbá e o que se é dito comumente dentro dos barracões. Isso porque não é 100% do que é dito lá dentro que venha a ser exatamente Yorùbá, há outros idiomas incluídos nesse meio e esse detalhe poucos praticantes percebem ou chegam a saber, ou tão pouco lhe avisam. Além dos vícios de linguagem e gírias!

 

Curso de Yorùbá em São Paulo

São Paulo também possui alguns cursos, mas geralmente quem dá as aulas não chega a divulgar muito e fica uma coisa mais boca a boca. Soube de alguns nigerianos que lecionavam por lá e de cursos livres na USP, não posso afirmar com 100% de certeza.

Mas isso mostra o quanto é importante aprender a língua do orixá (òrìsà) e manter viva essa tradição linguística yorubana. Alguns zeladores reclamam do uso de apostila para se aprender o idioma. Mas as apostila de Candomblé Ketu, apostila de candomble, buzios, odu ifa, rezas, etc… não são novidades para o Candomblé.

Claro que alguns tipos de materiais chegam a ser irresponsáveis como apostila de feitura e apostila de Baba egungun! Mas o que for de aprendizado que o pai ou mãe de santo não tem tempo ou interesse de ensinar, justo é o filho de santo aprender de outra forma.

 

Curso Gratuito de Yorùbá – Amostra do Curso Pago (Aproveite)!

Mas sabia que você pode aprender sem pagar nada? Sim, é possível. Nós da Educa Yoruba temos uma apostila com áudios onde você pode aprender as bases do idioma e sem pagar nada. O material é uma amostra dos cursos pagos (Apostila em PDF e áudios em MP3), onde você baixa para seu computador ou notebook, ou seja, estuda no conforto de sua casa. Prático e moderno.

Baixe clicando na imagem abaixo. O Curso será enviado para seu email após o cadastro. Não fique de fora desse grupo que compreende o lindo idioma do Candomblé.

Aula gratis de yoruba

 

Curso de Introdução ao Idioma Yorùbá – Oluko Vander

Um curso que está desde 2008 no mercado e sempre teve boa repercussão é a apostila de Yorùbá com áudios que produzi para meus primeiros alunos. Ela foi revisada em 2010 e depois em 2015, sendo que sempre teve total aprovação dos alunos.

O grande diferencial são os áudios que possibilitam que o aluno leia, ouça o que leu e assim pode repetir o que ouviu. Um método já comprovado de eficácia de aprendizado de idiomas.

Nesse curso o aluno aprende:

  • Entonações do idioma;
  • Uso correto de cada letra (Exemplo, uso do S e do X);
  • Cumprimentos;
  • Forma de tratamento conforme hierarquia da pessoa;
  • Verbos;
  • muito mais (Por exemplo: você aprende como falar obrigação de um ano, três anos e assim por diante)!!

Como é um curso, o aluno pode tirar as dúvidas comigo por email, recebendo respostas em vídeo ou áudios quando necessários. Além de um caderno de exercícios para aprimorar o que aprendeu na apostila.

 

Mas quem é Oluko Vander, quem sou eu para lhe indicar esse material de estudo?

 

Saiba quem é o Oluko Vander – Professor de Yorùbá

Em 2006, cansado de perguntar para amigos o que significava aquilo que falavam (ainda não era do Candomblé e nem Ifá), comecei a fuçar pela internet e sebos da vida tudo que pudesse sobre Yorùbá – Idioma e Cultura. Foi um período de muito foco, de árduo aprendizado.

Mas tudo que conseguia não tinha áudios, eu ficava apenas pronunciando baseado nas chaves internacionais de pronúncia… o que é bem chato, dificultoso.

Aí, depois de muita pesquisa, encontrei materiais importados que possuíam áudios (Base do meu curso) tudo ficou mais fácil. Depois veio meu encontro com Bàbáláwo(s) e com diversos professores do idioma. figuras que me inspiraram e apoiaram a crianção de algo maior, com mais amplitude para a religião do Candomblé.

Nascia então o Curso de Introdução ao Idioma Yorùbá, tendo como meus primeiros alunos aqueles amigos que depois descobri – falavam tudo errado!

 

 

O sucesso se repercutiu até o que é hoje – Educa Yorùbá, escola de ensino a distância de idioma Yorùbá, com uma loja virtual com diversos cursos de idioma do candomblé (Acesse aqui nossa loja). Venha aprender com a gente, dedicamos todo o nosso esforço ao seu aprendizado correto do idioma mágico e poderoso do Candomblé, dos Orixás (àwon Òrìsà)!

Acesse a apostila de idioma Yorùbá com áudios logo abaixo… ela irá te surpreender de tão boa e didática que é.

Comments
  1. José Roberto Silva da Rosa
  2. Alexandre Bruno
  3. João Nascimento
    • Olùkó Vander
      • miguel
  4. Diego

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apostila de Yorùbá PDF Gratuita - Aprenda o Idioma do Candomblé

Aprenda Como Usar Corretamente o Yorùbá no Candomblé !   Um Curso de Yorùbá é sempre bem vindo para pais de santos, mães de santos do Candomblé e principalmente para os filhos de santo (Ìyáwo ou Abíyán). Isso por que os Orixás(Àwon Òrìsà) no Candomblé, na Umbanda e também no Culto a Ifá, tem seus nomes e saudações nesse idioma. A maioria dos nomes das comidas de santo e