Campanha: Google, Èsù não é Diabo

Mo júbà/ Mo túnbá Ará Gbogbo!

Não é de hoje que o lindo e poderoso Òrìsà èsù é associado ao diabo cristão. Todos do candomblé e até mesmo de umbanda sabem que esse é um grande erro.

Mas esse erro é tão disseminado que até mesmo a gigante Google, em seu Google Tradutor, faz esse desserviço, traduzindo èsù como diabo, caso coloque Português > Ioruba (Yorùbá).

Èsù sendo traduzido como diabo!

Para piorar, se quiser saber como falar diabo em Yorùbá, ele irá traduzir como Èsù!!! Imagina como uma pessoa que desconheça a nossa religião passa a ver depois de uma tradução dessa!

Diabo sendo traduzido como Èsù!

Como Podemos Mudar Isso?

Nossa religião tem que parar com as picuinhas, a desunião, a falta de hombridade e buscar o crescimento. Temos muitos adeptos relaxados com seu culto, relaxados com a cultura que deu início ao que hoje podemos cultuar.

Podemos mudar isso, basta acessar o Google Tradutor, colocar Ioruba > Português, depois quando aparecer a tradução, vá até o canto inferior direito e clique em “Sugerir uma alteração”. Haverá um vídeo ensinando. Logo após, editar o que está escrito e colocar: Orixá da comunicação.

Siga as instruções abaixo:

1° – Acesse o Google tradutor, clique no link http://bit.ly/Gtradutor

2° – Selecione primeiro idioma Ioruba e segundo idioma Português;

3° – Escreva Èsù e aparecerá a tradução: Diabo;

4° – Clique nas três bolinhas no canto inferior direito, como na imagem abaixo:

5° – Clicando na bolinha surgirá duas opções: “Sugerir uma alteração” e “Compartilhar tradução”. Clique na primeira opção: “Sugerir uma alteração”;

6° – A tradução ficará editável. Basta apagar e escrever: Orixá da comunicação;

7° – Após escrever, clique em enviar. Recebendo grande número de sugestões, podemos mudar essa tradução preconceituosa.

Esperamos que desta forma possamos mobilizar a comunidade de tradutores do Google e conseguir mudar essa tradução que com certeza foi baseada em antigos dicionários, onde a palavra Èsù realmente é traduzida como Diabo, pois foram criados com o intuito de converter o povo Yorùbá.

O dábò!

Olùkó Vander

Contato: contato@educayoruba.com

Comments
  1. Carlos Lucas Baptista
  2. Diógenes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *