“Ebó do Candomblé” – A importância de ter Àse.
Mo júbà, àwon òré mi!
No Candomblé ketu, além de não poder deixar de existir os òrìsà e o jogo de búzios, o ebo é um dos procedimentos ou rituais de maior importância que há. Não nasce um òrìsà na cabeça de um ìyáwo sem um ebo; não há um ritual fúnebre, asese, sem um ebo; não há obrigação de anos sem um ebo e a vida, seja amorosa, financeira, saúde, de muitos clientes é equilibrada por meio do ebo. Isso tudo na verdade é no candomblé em geral!
Há momentos na vida que as coisas começam a sair do lugar. As coisas começam a dar errado e por mais que você tente fazer algo para mudar, só piora. Ao consultar o oráculo de Ifá, descobre que suas energias estão negativas, desequilibradas. Que determinado odù está passando uma mensagem negativa e mostrando que determinadas coisas não andarão, caso não sejam limpas as energias do seu corpo.
Neste momento, entra o ebo. Podemos definir como ritual para limpeza e energização do seu corpo espiritual, possibilitando que as coisas fluam e tudo de bom possa acontecer. Um ritual desses é capaz de tirar alguém da cama, reatar casamentos, possibilita uma vida mais tranquila, mais prosperidade… enfim, o ebo só traz benefícios aos que o recebem.
Como é um Ebo?
Ele é composto por ervas secas, grãos, utensílios com significados litúrgicos fortes como o abano de palha, velas, frutas, legumes e até animais.
A finalidade é uma limpeza, e logo após, a transferência de àse. A pessoa, que pode ser um zelador(a), passa esses materiais no corpo da pessoa que está em pé diante dela… há casos em que encosta somente na testa ou no peito; há casos que passa somente próximo ao corpo… no campo astral do consulente, em outros casos é passado no corpo mesmo. Enquanto isso àwon orin (cantigas), àwon oríkì(louvores) ou àwon àdúrà(orações) são cantados ou declamados no idioma Yorùbá.
Logo após, toma-se banhos de ervas e/ou descansa se para o dia seguinte ver qual a orientação do zelador. Há casos em que as roupas usadas devem ir junto com o material que foi passado no corpo da pessoa. Esse material é descartado… uma forma de mandar essa energia que causa o problema embora. O que alguns dizem: despachar o negativo.
Comida de òrìsà são Ebo?
Muitas pessoas confundem ebo com oferendas votivas aos òrìsà. Mas não se engane. O ebo pode ate ser feito em intenção a determinado òrìsà, ou como uma maneira de deixar a pessoa limpa para entrar em contato com o òrìsà (Caso das feituras/iniciação/obrigações), mas as oferendas ou comidas aos òrìsà é uma maneira de agradecer ou pedir algo aos mesmos. Geralmente com a comida e bebida preferidas do òrìsà e também paramentos que quando em terra eles utilizam em guerras ou situações importantes.
Após o ebo também se faz necessário um tempo de abstinência de algumas coisas como sexo, álcool, bebidas escuras e por ai vai. Para entender o porque disso leia o nosso post sobre o assunto – Sexo e Candomblé! No Candomblé quem determina as coisas é o jogo e a experiência do sacerdote ou sacerdotisa (Pai ou mãe de santo).
Ebo muitas vezes são prescritos baseados em odù e outros casos não. Mas sempre determinado por um jogo de búzios e por um zelador(a) capacitado para isso. É uma coisa séria, pois desconhecendo o èwò de determinada pessoa ou odù, o tiro pode sair pela culatra e arruinar a vida da pessoa. Há muitos casos assim!
Leia Também: – O Idioma Yorùbá Morreu?
Ou seja, o ebo é um ritual poderoso e importante dentro do Candomblé e também culto a Ifá. Sempre ouça e siga o que o bàbálórìsà ou ìyálórìsà diz, pois a eficácia do ritual às vezes está nos dias que se seguem.
Então, o que achou? Dê sua opinião e fale sobre sua experiência.
Ó dàbò, gbogbo!
Quer aprender mais sobre o idioma mágico do Candomblé? O idioma do
òrìṣà, mas de uma maneira correta e sem misticismo? Conheça nosso cursos abaixo: Curso Fundamentos do Idioma Yorùbá! O que está incluso no curso:
- Aulas em vídeos;
- Apostilas em PDF com resumo das aulas;
- Dicionário ao final do curso;
- Técnicas de estudo melhorando o aprendizado do idioma;
- Certificado ao final;
- Retirada de dúvidas diretamente com o professor!!
Bom post, mas acho que sua referência a algumas pessoas que “confundem a palavra Ebó com oferenda” não foi muito feliz.
Mo júbà.
Poderia nos oferecer mais informações de onde houve a infelicidade? Estamos aberto a diálogos, mesmo sabendo que no Candomblé tão grande e diversificado, o que é certo para um pode não ser para outro.
O dábò!
Boa noite.
Existe algum valor a ser pago pelas aulas?
Se existe qual é esse valor.
Obrigada pela comunicação.
Mo júbà
Sim, há pequenos valores dependendo do Curso que deseje cursar. Convido você a conhecer a nossa loja virtual: http://cursos.educayoruba.com/
Qualquer coisa pode entrar em contato pelo email: contato@educayoruba.com
O dábò!
Obrigada pelo retorno.
Conhecerei a loja virtual. Grata.
Bom dia o ebo pode ser utilizado para se fazer amarracao?
Ou deve ser feito utilizando O vodu mesmo?
Consulte um zelador ou zeladora.
Muito feliz em poder compartilhar seus conhecimentos… aprender não ocupa espaço!!!
Gratidão por todos os ensinamentos!!
MARIA ELIZABETH PIRES – Eu comprei o curso de yoruba e gosto muito. Ouço e releio sempre que posso… Recomendo esse material. Boa noite.
Mo júbà Akeko Maria Elizabeth
Que bom que tenha gostado… esse ano haverá alguma novidade para algumas pessoas que já são nossos alunos. Um treinamento gratuito. Estarei lhe enviando por email depois mais informações.
O dábò… ire oooooo
Esses cursos são presenciais
Mo júbà
Todos os cursos são on-line.
Mo dúpé!
Eu fiz um essa semana, era pra eu me sentir leve, mas nao estou, estou me sentindo do mesmo jeito, q cheguei la.
Converse com o zelador que oficiou o ritual!
Existe uma média de custo para tirar um ebó?
Boa tarde! Isso vai do zelador ou zeladora, não há uma média. Vai de R$200,00 e o bolso do cliente é o limite! Havendo casos de até R$20.000,00.
Só de não fazer sexo, já vejo uma luz a brilhar , t
Fiz hj o ebo e quando fui troca de roupas peguei com a mão as roupas usada no ritual… fiz mau fazer isso? Será q peguei energia negativa de volta
Mo júbà!
Não há problema! Pode ficar tranquila!
Àse!