[Especial] Ògún não é São Jorge. Entenda porque dessa associação.
Salve Jorge. Salve o Santo Guerreiro.
No dia 23 de Abril se comemora o dia de São Jorge. Às 5:00 da manhã há um ato chamado Alvorada, onde soltam se fogos. Pessoas passam a usar vermelho, cor do martírio do santo. Acende-se vela diante da imagem do santo ou de seu altar. Nas ruas há cavaleiros com seu animais ornados com muito vermelho. É o dia do Santo Guerreiro.
As igrejas dedicadas ao santo chegam-se a criar filas enormes com seus devotos querendo pagar promessas feitas anteriormente, ou aqueles que visam fazer a sua primeira promessa tocando o manto ou a imagem do santo matador de dragões (Mito já superado. O dragão – o demônio – simbolizaria a idolatria destruída com as armas da Fé. Já a donzela que o santo defendeu representaria a província da qual ele extirpou as heresias.).
Mas é um dia que não somente os devotos católicos se dedicam a louvar o santo. Há Candomblecistas e Umbandistas que também se dedicam sua fé neste dia; alguns barracões servem uma farta mesa de café da manhã especial e todo um ritual se segue, como um ato de silêncio que representa uma passagem da vida de Ògún.
A esta mistura de crenças damos o nome de sincretismo, vamos entender isso e porque algumas pessoas não gostam desse sincretismo hoje.
Sincretismo Religioso – Enganando os Senhores de Escravos. Compreenda!
Sincretismo é a reunião de doutrinas diferentes, com a manutenção embora de traços perceptíveis das doutrinas originais. Possui, por vezes, um certo sentido pejorativo na questão da artificialidade da reunião de doutrinas teoricamente incongruentes entre si.[1] Frequentemente, quando se fala em sincretismo, se pensa no sincretismo entre diferentes religiões, no chamado sincretismo religioso. (Wikipedia)
Muito comum assim que qualquer pessoa entra para o Candomblé, principalmente Umbanda, ficar a par do sincretismo que há entre os santos católicos e os orixás (àwon òrìsà). Sabido é que os escravos passavam por um processo de catequização ou cristianização forçada, um processo que chegava a mudar seus nomes através de batismo e adoção de nomes comumente europeus. – Veja nesta Postagem Sobre Mudança de Nome e Cultura!
No processo religioso não era diferente, suas crenças foram proibidas permitindo somente a crença cristã católica. Inteligentemente, no intuito de manter sua fé em seus deuses nativos, os negros escravos começaram a fazer associações para enganar os senhores. Invocavam os orixás, voduns e Nkisis (Inkises) através das imagens dos santos católicos: Oxóssi na forma de São Sebastião, Ogum como São Jorge, Oxalá como Jesus Cristo, Ibejis como Cosme e Damião, Iansã como Santa Bárbara, os fios de contas como Nossa Senhora do Rosário, entre outros(Essa relação depende de localidade, pois mudam).
Esse processo conseguiu manter viva a fé e a força por lutar por dia melhores. Através desse engenhoso meio de culto muitos locais religiosos sincréticos passaram a existir, porém com a faixada de culto a santo católico. O que ocorria ao fundo eram os louvores aos orixás.
Destaque vai para a Irmandade da Boa Morte que sempre manteve estreito laços com os dois lados – Católico e Afro Culto. A reunião de mulheres africanas livres mantinha em seu seio mulheres todas do Candomblé (na época ainda não organizado como é hoje conhecido).
Ògún e São Jorge. Os dois guerreiros louvados no dia 23 de Abril.
Hoje o sincretismo já não é tão bem aceito por algumas pessoas do Candomblé. Isso porque a religião cada vez mais se firma independente, madura e com identidade própria. Não são todos que concordam com a afirmação que Ògún é o mesmo que São Jorge, assim como com outros santos.
O mesmo se diz de muitos católicos, na verdade estes nem fazem essa associação pois estariam adorando um deus de Culto pagão animista, no entanto muitos respeitam ou pelo menos toleram a associação feita entre o santo e o orixá.
Mas porque essa associação entre as figuras religiosas?
Ògún é um orixá destemido, guerreiro, associado a batalhas, guerras, ao bélico, às lutas. Suas lendas sempre falam de superação, liderança e vitória. Ògún inspira força, vitória. Seus iniciados recorrem a ele para vencer batalhas cotidianas, demandas!
Toda pessoa do Candomblé e Umbanda vê em Ògún o perfeito guerreiro, viril e sempre pronto para guerrear saindo vitorioso. A associação com São Jorge é quase automática.
São Jorge em seu Cavalo, armadura e lança nos remete ao combate. No passado São Jorge foi soldado do Exército Romano galgando postos vindo a se tornar oficial. A própria igreja sabe que muito do que é dito sobre sua vida é de difícil verificação de veracidade.
Lembrando que em alguns locais Ògún é sincretizado com Santo Antonio e não São Jorge.
Vermelho é sua cor por causa do martírio. Alguns fazem essa associação de cor também a Ògún, não por martírio mas pelo seu elemento fogo(outros associam o Azul como sua cor). A principal imagem de São Jorge e de sua vitória é contra o dragão, para poder proteger uma princesa.
Esta clássica imagem é romantizada, emblemática, figurativa. Não houve um dragão em nem uma princesa como dito acima.
Como podemos ver, a associação é bem fácil. Mas como diz a Ìyálórìsà Stella de Osoosi (Mãe Stella de Oxóssi) quando disse a célebre frase que St Bárbara não é Iansã :
“Os Santos e imagens católicos têm seus valores. Nós não estamos a fim de deixar de acreditar, por exemplo, em Santa Bárbara. Um espírito elevado, sem dúvida. Mas sabemos que Iansã é uma outra energia, não é Sta. Bárbara. Religião não se impõe, depende da consciência de cada um. Mas queremos respeito com o Candomblé. Não tem nada a ver, por exemplo, arriar-se comida de Iansã nos pés da imagem de Sta. Bárbara. Não tem sentido. A comida é de Iansã, é outra energia, completamente diferente do que é Sta. Bárbara, entende?”
Ou seja, são energias diferente. Ògún tem sua natureza de energia espiritual totalmente diferente da natureza de São Jorge. E o mais interessante é que é fácil o Candomblé absorver as crenças católicas, mas o oposto não o é. Não é uma relação bilateral de associação. Veja abaixo o pensamento de um católico sobre esse sincretismo:
O que importa é a fé!
Ao final de tudo, acredito que o que importa mesmo é a fé, pois não creio que a energia fica se auto intitulando e tenha esse senso de pertencimento. Não consigo conceber o sagrado envolvido em discussões religiosas, pois a instituição religião e toda sua contenda é criação do homem.
O homem que intitulou, encapsulou mentalmente as energias espirituais dando-lhes lugares, nomes e enfim, uma instituição religiosa. Claro que em matéria de religião cada qual tem suas diretrizes e características, assim o homem a concebeu, mas não há nada que impeça um iniciado ao Candomblé devotar um pouco de sua fé a São Jorge e um católico ao ver Ògún dançando lançar seus pedidos a ele para vencer uma batalha da vida.
O que podemos concluir é que hoje as religiões querem seu lugar próprio pois não há mais necessidade de se esconder. Mas sabemos que alguns hábitos e culturas se enraizaram, ficando difícil fazer a separação. No entanto que todos saibam que Ògún é um deus originário da África. É um orixá guerreiro e tem seu culto no Brasil mantido dentro do Candomblé e de certa forma na Umbanda, tendo comidas, cantos, rezas e liturgias próprias! Ele é cultuado em toda casa de Candomblé.
São Jorge é um santo cultuado pela igreja católica, também é um guerreiro, mas segundo os preceitos da Igreja Católica, não precisa de oferendas, comidas para ser cultuado. Para ele há orações, novenas e outras formas de devoção. Possui igrejas próprias.
Cada qual em seu lugar!
Ó dàbò!
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Olá! Muito bom, o esclarecimento embora eu esteja afastado da religião nunca deixei de ler e aprender, essa distinção é muito importante para se ter originalidade. Que os Orixás continue lhe concedendo força e sabedoria!
Mo júbà
Grato pela audiência. Conhecimento é muito importante até mesmo para fortalecimento da religião. Passou-se o tempo em que era religião de pessoas ignorantes, temos uma cultura e muito linda e rica por sinal.
Seja sempre bem vindo!
O dábò!
ADORO A CULTURA DO CANDOMBLÉ!!
Seja bem vindo!!
Gostei muito do seu texto sobre tudo pq não foi agressivo com praticantes de nenhuma religião. Parabéns!
Obrigado. É muito importante informar sem denegrir nenhuma das partes.
O dábò!
Diante das pressões , sobre tudo a onda de intolerância que vem sofrendo as religiões de matrizes africanas, temo um processo de extinção dessas culturas. Sei da importância da separação Ogum (Orixá) e São Jorge (santo Católico) para a fixação da identidade cultural afro-brasileira. No entanto o sincretismo religioso foi um dos meios que permitiu a sobrevivência desses elementos (com imenso apelo popular) até os dias atuais. Será que no intuito de sairmos da apropriação cultural não estaríamos na verdade perdendo força(enfraquecendo)?
Mo dúpé.
Na Bahia, Oxóssi é São Jorge. Ogum é Santo Antônio.
Mo dúpé.
Olá Professor, adorei o que escreveu. Sou batizada na igreja Católica como minha familia. Mas sempre procuro saber mais sobre outras religiões e culturas. Infelizmente é verdade que nem todos os Catolicos têm o mesmo ponto de vista que eu. Obrigada por esclarecer o sincretismo. Realmente gostei muito e vou voltar ao Educa Yoruba mais vezes para ler sobre outras coisas. Seu trabalho nesse site é bom. Obrigada por levar conhecimento ao mundo, principalmente as pessoas de mentes fechadas. Parabens!
Muito Obrigado Isa, seja muito bem vinda.
Tenho o mesmo pensamento que o seu, Isa! Venho de uma família católica, e também cresci seguindo o mesmo caminho, mas sempre me interessei por outras religiões também. Sempre digo, com muito respeito, que meu coração é aberto a todas as religiões. Acho muito interessante! Aliás, EXCELENTE PUBLICAÇÃO, sem denegrir nenhum dos lados!!!!