Muito Mais Que A História De Um Nome

A Rede Globo de televisão estréia, hoje a noite, (03-01-2017), a série Raizes que conta através dos olhos de um escravo, Kunta Kinte, todos os conflitos e dramas da época da escravidão nos Estados Unidos, ondem assim como no Brasil, a escravidão teve um longo e penosos período vergonhoso para a humanidade!


fgkinte

A história é baseada no livro de Alex Haley, que teve a ideia de rastrear sua árvore genealógica e chegou a conclusão que teve um antepassado na Gambia. O livro, assim como a série que foi primeiramente exibida na década de 70, causaram muita agitação nos meios cinematográfico e literário. Com tentativas de boicotes, processos de plágio e muito mais. Porém surpreendeu com seu sucesso chegando a esvaziar cassinos no momento em que era exibida!

 

 
 

 

A Negação de Uma Identidade Forçada

sub-buzz-32566-1464804070-25

A trama começa o pelo retrato do corajoso Kunta Kinte (LeVar Burton), um africano capturado no final da década de 1760 e vendido nos EUA como escravo a um fazendeiro de Maryland. Lá, ele recebe o nome de Toby e é posto sob a guarda de Fiddler (Forest Whitaker), outro escravo, que tem a missão de ensinar-lhe inglês e as regras de como se comportar. Após várias tentativas de fuga, passando por castigos cada vez piores, Kunta aceita sua nova situação. Mas sempre se mostra um guerreiro que nunca abandona a sua fé, e segue por gerações, mostrando a visão de seus descendentes em momentos importantes da história americana, como a Guerra Civil, até ao fim da escravidão.

Kunta Kinte nega a todo momento o nome que lhe deram, costume muito comum quando chegava um escravo novo em alguma região. Fato que também ocorreu muito aqui no Brasil. Eram os nomes cristãos.

yoruba-01

A produção, que estreou nos Estados Unidos em maio 2016  e é exibida atualmente no Brasil pelo canal pago History Channel, será dividida em oito capítulos. A refilmagem é baseada na série de mesmo nome lançada em 1977, também exibida pela Globo e pelo SBT nas décadas de 1970 e 1980, com enorme sucesso. O interessante é que na época de estréia, os produtores não acreditavam que ela teria grande peso, o que se mostrou bem diferente.

Não Deixe de Assistir

A série nos fará pensar sobre nossa identidade e claro, recontar sobre a escravidão. Mostrando inclusive que ela era praticada entre os próprios africanos, não que isso seja motivos para que não pese culpa contra os europeus da época que traficavam escravos e nem mesmo que justifique as atrocidades.

Vamos aguardar hoje ansiosos para ver essa produção, que retratará essa infeliz fase que o ser humano passou e passa na Terra!

 

raices-br-600x310

 

Quer aprender mais sobre o idioma mágico do Candomblé? O idioma do
òrìṣà, mas de uma maneira correta e sem misticismo? Conheça nosso cursos abaixo: Curso Fundamentos do Idioma Yorùbá! O que está incluso no curso:

  • Aulas em vídeos;
  • Apostilas em PDF com resumo das aulas;
  • Dicionário ao final do curso;
  • Técnicas de estudo melhorando o aprendizado do idioma;
  • Certificado ao final;
  • Retirada de dúvidas diretamente com o professor!!
http://eko.educayoruba.com/fundamentos-do-idioma-yoruba-oluko-vander/
Comments
  1. Luiz Gustavo Rodrigues Macedo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *