Prefeitura do Rio Usa Símbolo da Umbanda?
Símbolo Umbandista na Prefeitura do Rio?
Berenice Seara, uma colunista do Jornal Extra, publicou recentemente, 09/01/17 11:49, uma nota afirmando no título que os Umbandistas estavam vendo uma grande semelhança entre a nova logo do Município do Rio de Janeiro com o ponto riscado de “Oxóssi”.
Íntegra da matéria: Clique Aqui!
Logo ao ler a matéria nos deparamos com outra situação, pois está escrito bem claramente que quem acha a tal semelhança seria o deputado Átila Nunes (PMDB). Consultamos algumas pessoas e todos acharam que continua o mesmo símbolo que sempre houve. E virão a matéria um tanto tendenciosa e pejorativa.
Vejamos abaixo a comparação, primeiramente a nova logo e depois a antiga:
Pressão Por Ser Evangélico
Marcelo Crivella tem estado na mira de Umbandista e Candomblecistas por ter sua origem em uma igreja evangélica fundamentalista que sempre pregou o ódio contra as pessoas de cultos afros. Chegou a utilizar pessoas estranhas ao culto que fingiam apoiá-lo em campanhas, no caso um Umbandista e um Candomblecista que ninguém nunca viu antes (vide aqui a matéria) e também chegou a assinar um termo de que não iria atacar ou perseguir religiosos ou terreiros.
Algumas Promessas Não Cumpridas
Apesar de prometer muitas coisas, como todos os políticos, o atual prefeito começou não cumprindo com algumas coisas. Isso chega a preocupar, pois pode muito bem não cumprir com as outras.
Disse que seu mandato não teria participação do ex Governador Anthony Garotinho, mas colocou sua filha Clarissa Garotinho, indicada para a secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação e disse que não colocaria nenhum evangélico da Igreja Universal na prefeitura e isso também já descumpriu, nomeando um Bispo da Igreja para um cargo (Vide aqui).
Tudo isso causa estranheza e preocupação no meio, pois o que mais pode vir por aí?
Como pessoas do culto afro que sempre sofreram por perseguições de evangélicos fundamentalistas, devemos estar de olho nesta atuação, pois no mundo da política, sem atuação do povo, muita coisa pode acontecer. Fiquemos de olho!!
Curta Nossa FanPage:
Quer aprender mais sobre o idioma mágico do Candomblé? O idioma do
òrìṣà, mas de uma maneira correta e sem misticismo? Conheça nosso cursos abaixo: Curso Fundamentos do Idioma Yorùbá! O que está incluso no curso:
- Aulas em vídeos;
- Apostilas em PDF com resumo das aulas;
- Dicionário ao final do curso;
- Técnicas de estudo melhorando o aprendizado do idioma;
- Certificado ao final;
- Retirada de dúvidas diretamente com o professor!!
As flechas do Brasão da Cidade dizem respeito a São Sebastião, que foi flechado em tortura no Império Romano. Vejam a história do Santo Católico.
Mo júbà
Sim compreendemos a história de São Sebastião ao qual bem conhecemos. Lembrando que a postagem foi para termos a posição do povo de Umbanda acerca da generalização que o jornal usou e também para sabermos a opinião. Não representa nossa opinião e nem mesmo foi a intenção afirmar que seja um ponto de “Oxósse”. Até porque sabemos que esses símbolos se encontram muito antes da presença do dito prefeito.
O dábò!
Nasci uma médium de berço sei muito bem onde está a verdade ninguém tira de mim oq veio puro de nascimento ninguém tem poder pra m julga minha dádiva espiritual impressiona qualquer um pq sentem quando falam comigo sobre minha mediunidade eu conheço bem a verdade tenho coragem de dá um testemunho que sei q os fiéis vão ficar impressionados sobre oq vou falar e vão senti q é verdade oq falei e cada um escolhe pra si oq quer